Rua do Monte
Conjunto Habitacional na Rua do Monte
Cliente: Concurso público promovido pelo IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. - Infraestruturas de Portugal em associação com a Câmara Municipal de Setúbal e com a assessoria da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Local: Setúbal
Área: 16 190 m2 - 98 fogos de habitação
Equipa: Luís de Matos Silvestre | Marcelo Gouveia Cardia | Luís Pinto Leite
Ano: 2022
Júri do concurso:
Luís Maria Vieira Pereira Roxo Gonçalves, arquitecto, Vogal do Conselho Diretivo do IHRU, I.P., que preside;
Pedro Luís Dias da Silva Durand, arquitecto, indicado pelo IHRU, I.P. (DPRS);
Andreia Sofia Ferreira Castilho, engenheira, indicada pelo IHRU, I.P. (DPRN);
Ana Rita Moreno Morais e Silva, arquiteta, indicada pela Câmara Municipal de Setúbal;
Paulo Tormenta Pinto, arquiteto, indicado pela Ordem dos Arquitectos - SRLVT.
Descrição:
Concurso de conceção para a elaboração do Projeto de conjunto habitacional na Rua do Monte procura dar resposta à necessidade de habitações para arrendamento a preços inferiores ao atualmente praticado no mercado, contribuindo para aumentar o acesso à habitação por um maior número de famílias que não encontram resposta no mercado imobiliário às suas necessidades.
Para a concretização desta proposta foi necessário controlar de modo efetivo o custo final das habitações, maximizando a área de construção, dentro dos parâmetros do conceito de Habitação a Custos Controlados.
A proposta teve como objectivo capital a inserção na malha urbana existente e constituíu-se como um elemento estruturante reforçando a qualidade do espaço público em que se insere, com uma imagem bem integrada do ponto de vista arquitetónico por forma a alcançar um impacto público positivo.