Quinta das Lavadeiras
Concurso público 3º Classificado
Edifício de Habitação na Rua da Quinta das Lavadeiras.
Cliente: Concurso público promovido pela SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana - Lisboa Ocidental.
Local: Freguesia de Santa Clara, Lisboa
Área: 2 707 m2
Equipa: Luís de Matos Silvestre | Marcelo Gouveia Cardia | Luís Pinto Leite
Ano: 2022
Júri do concurso:
André Mendes, arquiteto, que preside, indicado pela Lisboa Ocidental SRU;
Paulo Oliveira, arquiteto, indicado pela Câmara Municipal de Lisboa;
Nuno Leónidas, arquiteto, indicado pela Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos.
Descrição:
Concurso de conceção para a elaboração do Projeto de um Edifício de Habitação e requalificação da área envolvente na Rua da Quinta das Lavadeiras, na Freguesia de Santa Clara
Lisboa é uma cidade com séculos de história e séculos de futuro. Construída através da cultura do encontro e da diversidade, os seus habitantes são e serão o seu património mais precioso. No momento presente a cidade enfrenta a complexa contradição entre a dinâmica em alta do mercado imobiliário globalizado, desacompanhada do nível dos rendimentos das famílias portuguesas, e a herança de um património edificado frequentemente envelhecido e desqualificado.
Entre a insuficiência de condições económicas e habitacionais, o acesso à habitação em Lisboa tem-se provado um grave desafio para muitas famílias e cidadãos que aqui residem ou pretendem residir. A constituição portuguesa estabelece com muita clareza o direito universal à habitação e a função determinante das políticas públicas nesta concretização.
O presente projeto é o primeiro de uma série projetos municipais vocacionados para relançar o movimento cooperativo em Lisboa. O princípio-base é a mobilização do património municipal disperso e de escala comunitária, a recuperar para uso habitacional através de obras de dificação ou reabilitação, pela via do movimento cooperativo: construção privada sob propriedade pública, cedida em direito de superfície.